segunda-feira, 16 de abril de 2012

Porto Seguro - Praias

Voltei!!! E cheguei cheia de gás e novas idéias de postagens para o blog!!

A viagem foi ótima! Conhecemos lugares lindos e pessoas mais que queridas, comemos MUITO, voamos de parapente (suuper emocionante) e conseguimos descansar um pouco. Desta vez, como iríamos ficar na casa dos padrinhos do Mayco, não me preocupei muito em estabelecer um roteiro dos passeios que gostaríamos de fazer, afinal, teríamos que adequar nossos planos com a rotina deles. Por isso, acabamos não fazendo todos os passeios "imperdíveis" que Porto Seguro oferece, mas também não ficamos paranóicos (tah, eu assumo, eu sempre fico um pouco, mas depois relaxo).

Não preciso nem falar da beleza das praias, né, minha gente?? O que é aquele mar? E os coqueiros? Coisa linda de Deus!! Mas, como nem tudo são flores, a praia de Taperapuãn, a mais próxima do centro de Porto Seguro, apesar da beleza, é muito movimentada (na alta temporada deve ser infernal) e infelizmente, o pessoal que frequenta costuma deixar muito lixo por onde passa, uma pena. Além disso, nas barracas mais famosas e, digamos, badaladas (Tôa Tôa e Axé Moi) a farofa muvuca rola solta. Muita gente, pouco espaço, muito suor, gente esbarrando, simplesmente, a visão do inferno! (Será que é mais um indício dos 30 chegando??)

Já as praias localizadas em Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva são espetaculares e correspondem às espectativas mais exigentes.

A Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda, além de linda, é própria para vôos de parapente, graças às falésias. Passamos o dia no restaurante Flor de Sal (último da praia), que além de super confortável serve uma comida deliciosa a um valor considerável (vai ter post falando só da parte engordativa da viagem, rsrs). O centro histórico de Arraial é lindo e merece ser visitado, de preferência à noite, quando a  rua Mucugê, considerada uma das mais charmosas do Brasil, é tomada pelas iluminação amarelada  dos bares, restaurantes e lojas, tornando o ambiente rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Praia da Pitinga
Fitinhas do Bonfim amarradas atrás da Igreja de N. Sra. da Ajuda no Centro Histórico de Arraial
Trancoso faz juz a sua fama! Tranquila, linda e cara! Rsrs. Passamos o dia na praia dos Nativos e aproveitamos para caminhar e conhecer a praia vizinha (do Coqueiro). Almoçamos por lá, nada de excepcional, mas ainda assim, mais caro na Praia da Pitinga. O centro histório (o Quadrado) é uma graça (eu adoro as casinha coloridas) mas os ambulantes, assim como em TODOS os outros lugares que visitamos nas proximidades de Porto Seguro, exageram um pouco na abordagem aos turistas (leia-se: enchem o saco MESMO). Os guias turisticos adoram enumerar os famosos que têm casa ali ou que visitam a região, minha cunhadinha ficou na esperança de encontrar algum deles, mas é claro que não viu nem sombra.

A Praia do Espelho é um espetáculo à parte e mesmo sendo a mais cara de todas, merece o investimento. Barulho, só o do mar azul turquesa, recifes de coral, piscinas naturais, esteiras com almofadões de chita, pouquíssimas pessoas... combinação perfeita! Não sei se era porque era nosso último dia de passeio, ou porque o lugar era mesmo lindo demais, mas senti uma dorzinha no coração em ter que ir embora, voltar para a loucura diária, mestrado, trânsito, caos, calça, sapato fechado... Queria que o tempo parasse ali e eu pudesse curtir pelo menos mais um diazinho naquele paraíso.

Praia do Espelho
























Além destas, existem muitas outras praias mas, infelizmente, não tivemos tempo para conhecer. Uma dica para aqueles, que como o Mayco e eu, não quer stress é: evitem Porto Seguro (e outros destinos turísticos) na alta temporada ou nos feriados. Nós percebemos claramente a diferença entre os primeiros dias da semana santa (até quarta-feira) e o feriado. O transito ficou caótico, a travessia de balsa Porto Seguro - Arraial d'Ajuda passou a levar em média 1 hora (nos demais períodos leva em torno de meia hora ou menos), a quantidade de lixo na praia aumenta em proporções astronomicas e a educação dos turistas diminiu na mesma proporção.

Já foi para Porto Seguro? Tem dicas? Compartilha com a gente!! E muito axé, meu rei!!!

2 comentários:

  1. Ju, acho que agora vou conseguir comentar.
    Eee vida boa vc e o Maico hem, quem tira férias em abriu? rs. Adorei seu blog, mantenha-nos informada sobre as atualizações. beijooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Há, que bom que deu certo!!
    Quem tira férias em abril? Quem não tirou em dezembro, nem janeiro, nem fevereiro... hahaha. Que bom que gostou do blog. A frequencia de postagens não é muito fixa, mas sempre que tiver alguma novidade eu aviso vocês! Agora estou esperando o seu, cade???

    Um bjo grande, saudade sempre

    ResponderExcluir