domingo, 24 de junho de 2012

As diferentes faces do domingo com o passar dos anos


Quando eu era criança adorava os domingos e, até hoje, grande parte das minhas melhores lembranças são daquelas tardes. Era o dia de ir pra casa da Vó Laura e da Vó Julia, brincar com os primos, tomar banho de mangueira, brincar de esconde-esconde, de Barbie, de mostrar os ovos de Páscoa (quando era domingo de Páscoa), de entrar no galinheiro, comer a melhor pipoca doce do mundo, assistir o Brasil ser Tetra, jogar Cara-Cara e Super Nintendo. 

Com a chegada da adolescência, tudo mudou, e os domingos passaram a ser os dias mais entediantes da semana. O domingo era o dia de não fazer nada e esse era o grande problema. Quando se é adolescente, não se quer fazer nada, se quer fazer tudo e ao mesmo tempo. As primas cresceram, os tios viraram uns caretas (sem falar nos pais), o irmão era um saco e a vida também. Ainda assim, boas lembranças dessas tardes me acompanham pra onde eu vou, como o primeiro namorado, que eu só encontrava nas tardes de domingo (quando ia pra casa da Vó), os primeiros livros devorados, os primeiros traços de rebeldia.

Já nos primeiros anos da faculdade, os domingos eram dias de saudade. Dias em que as famílias se sentavam em grandes mesas fartas e almoçavam reunidas, enquanto eu, sozinha, almoçava um pão, ou uma goroba selbstgemacht (feita por mim mesma). Era o dia da dor de cotovelo e do arrependimento conseqüêntes de noites de sábado bem animadas e das quais também sinto saudades.

Hoje, os domingos são uma mistura de todos os outros vividos. O melhor dia para não se fazer nada, dia de saudade dos meus pais, do irmão, dos avós, dos primos e da infância; dia de almoçar com a família que eu adotei como minha; dia de devorar os livros que não posso ler durante a semana, dia de pequenas ressacas (bem menores que as da época da faculdade) e dia de escrever postagens para o blog. 

Para brindar esse lindo domingo de sol, fui para a cozinha e preparei um brownie que já estava namorando faz tempo (era pra ser a sobremesa do jantarzinho que tinha planejado para o dia dos namorados). Tirei a receita de um dos blogs que mais gosto, o Quitandoca. Como estava tudo em gramas e eu não tenho balança, usei a tabela de conversões e indiquei as medidas entre parêteses.

Traditional Brownie
- 200g de chocolate amargo
- 175g de manteiga sem sal (usei pouco menos de uma embalagem de 200 g)
- 325g de açúcar (usei pouco menos de 2 xícaras)
- 130g de farinha de trigo (usei pouco mais de 1 xíc.)
- 3 ovos
- adicionei nozes pecã picadas

Piquei grosseiramente o chocolate e derreti com a manteiga no microondas (deixei 40 segundos, tirei, mexi e deixei mais 20 segundos). Adicionei o açúcar, a farinha, os ovos e as nozes. Misturei bem. Coloquei em uma assadeira untada e levei para assar em forno pré-aquecido (180
°C), por cerca de 35 minutos.

 chocolate derretigo com a manteiga
mistura final antes de ir para a assadeira
Depois de pronto (foto vergonhosa, tirada pelo celular)

Vou falar.... o sabor, eu nao sei, mas o aspecto (o real, não o da foto) ficou iguazinho ao brownie da Glau, do Quitandoca.

Que o domingo continue deixando lembranças boas, não só pra mim, quanto para todos vocês. Boa semana!

13 comentários:

  1. Aaaaah, as ressacas...
    De domingo, segunda, quinta, sexta e sábado!
    hahahaha!
    Não é mole ser caloura até o 4º ano da faculdade =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahua, não, não era nada facil, Cris.

      Mas na época em que morávamos juntas os domingos eram felizes, né? Pelo menos nossas habilidades gastronomicas ja tinham melhorado. Além disso, tinha pizza com gosto de papelao por 10 pilas do lado de casa.

      Você e a Elo tbm fazem partes das minhas lembranças dominicais.

      Bjo, cheio de saudade

      Excluir
    2. Sem falar da geladeira dos vizinhos pra atacar, né?
      Hahahaha!

      Também tenho lembranças muito felizes daqueles tempos...
      Não esquece do nosso compromisso da primavera =)

      Beeeeijos, com mais saudade ainda!

      Excluir
  2. Vc me fez chorarrrrrr..... Muita sdd da vo Laura, da melhor pipoca do mundo e de nos cças.... Pq tem que ser assim! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, lindona!! Tbm me emocionei ao escrever o post. Podia enumerar mais um monte de lembranças que tenho da nosso infância.

      Amo vocês! Saudade sempre

      Bjo

      Excluir
  3. Ju querida, adorei seu post. Este na minha opinião tá no TOPO dos 10+! Você tá ficando profissional nisso heim! AMEI. Me deu saudade da infância, das minhas avós e do tempo em que não tinha muitas preocupações, nem com mestrado, nem com irmãos, nem contas haiuahiau, na realidade me deu saudades do tempo em que era tão bom esperar pelo domingo, infância, família, a companhia de bons livros nos domingos chuvosos, da pipoca e até mesmo do bom futebol haiuhaia. Saudade, saudade e saudade do bons e velhos tempos que não voltam mais!

    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grasi, queridona!

      Que linda! Obrigada!! Os domingos mais felizes com certeza foram os da infancia, na casa das minhas avós.

      Um beijão e boa semana pra nós.

      Excluir
  4. Obrigada, Ju, por ter gostar do meu blog e por ter testado uma receita. Doce, mas muuito bom este brownie, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glau!!
      Que honra um comentário seu aqui no blog! O brownie ficou muito bom! Já testei outras receitas do Quitandoca e o bolo de banana com aveia é o meu preferido, logo vai aparecer aqui no blog.

      Um beijo

      Excluir
  5. Oiii Ju!! Que post lindo, tbém me emocionei e as lembranças da nossa infância na casa da vó são imensas, mesmo eu sendo beeeem mais velha eu brinquei de Barbie c/ vc, brincava c/ o Dudu e o Fernando(saudades) ohh tempo bom, né?? O tempo vai passando e agora brinco c/ meus filhotes..rsrsr...e logo logo os meus vão brincar c/ os seus..rsrsr..e assim os domingos em família vão dando sequencia e cada vez mais gostosos!!!Um super Beijo dessa prima que te adooooraa, vc sempre será a polaquinha mais linda da família!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lidi.... A infancia é a melhor fase da vida, neh?? E acho que quando tiver meus filhinhos tbm vou curtir muito essa fase linda com eles. Ahhh vc nem é assim tãão mais velha que eu... e a gente brincava bastante juntas, você até tocava flauta pra minha mãe gravar... huahuahuauhauhauh.

      Dá uma saudade, neh??
      Bjo grande pra vc, pro Denver e pros pequenos

      Excluir
  6. Hmm essa receita deu água na boca menina, que delícia!! Prendada ein?! Heheh beeijos!!

    ResponderExcluir
  7. Hahahaah, eu achei um pouco "batumado" demais, Érica... mas ficou gostosinho sim. Prendada nada.... tentando virar mulherzinha, rsrsrs.

    Bjo

    ResponderExcluir